DIVULGUE,a natureza agradece!
 
 http://banco.agenciaoglobo.com.br/Imagens/Preview/200608/ab11da76-28d0-4983-b020-ac7543e884be.jpg

Assunto: Adeus ao Parque do Mendanha

Amigos, estou apenas repassando mais um absurdo de nosso prefeito, que visa apenas medidas populistas visando sempre a sua autopromoção, sem falar do que vem por baixo dos panos... realmente é um absurdo tal medida, pois o Parque Natural do Mendanha (que faz parte do maciço do Gericinó) junto com o Parque Nacional da Tijuca e o Maciço da Pedra Branca, é um dos três maiores e mais preservados fragmentos de Mata Atlântica de nosso município, abrigando várias espécies de nossa fauna e flora, sem falar de sua importância no ciclo hidrológico e na prevenção de acidentes, como deslizamentos e enchentes. Para quem não sabe onde fica o Macicço, ele fica à direita da avenida Brasil, de quem vem do Rio em direção à zona Oeste. É toda aquela montanha linda, cheia de verde, que começa a ser avistada mais ou menos, da Av. Brasil, na altura de Deodoro e vai até aproximadamente Nova Iguaçu, na entrada pelo viaduto Oscar Brito, que pega a antiga Rio-São Paulo, Universidade Rural, AMBEV. Repassem esse absurdo. Como cidadãos e amantes da natureza e da vida não podemos deixar isto passar despercebido.

  Paz e bem!!!!

Foi sancionada a Lei Municipal 4.899/08 e publicada no Diário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro no dia 18/08/08, após ser sancionado pelo Prefeito César Maia, que extingue o Parque Ecológico do Mendanha (atual Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha - renomeado devido ao SNUC), para transformá-lo em uma Área Especial de Interesse Social. Esta categoria se destina a dar títulos de propriedades e para implantar programas sociais, tais como: conjuntos habitacionais, favela bairro, etc.
   Esta Unidade de Conservação era a mais bem preservada do município e uma das raras com a situação fundiária resolvida. Ela é coberta com a Floresta Ombrófila Densa mais bem conservada da Cidade do Rio de Janeiro e de toda a Região Metropolitana do Estado do RJ. E por incrível que pareça só agora está sendo estudada, inclusive com a descoberta de uma nova espécie de anfíbio (ainda em descrição).
    A área precisaria de reassentamentos (ou redelimitação) e até de ampliação, para proteger o restante da floresta que está fora do parque e para excluir uma área rural (veja foto).
   Toda a Secretaria de Meio Ambiente foi tomada de surpresa, pois uma consulta havia sido realizada e todos foram contra o projeto, totalmente sem propósito. Mas ao apagar das luzes de um mandato, o VEREADOR
JORGE FELIPPE (gravem este nome!!!) submeteu um projeto que vai na corrente contrária da conscientização ambiental mundial. Pior é que a Câmara de Vereadores aprovou e o Prefeito sancionou.
   E agora como fica a preservação da área???? E o dinheiro público investido até então???? E as pesquisas em andamento??? ??
   Peço à todos que enviem mensagens de repudio para a câmara, para o prefeito e para o indigníssimo vereador (
jorge.felippe@ camara.rj. gov.br). Mas também divulguem, pois não podemos ficar de braços cruzados e entregar uma área pública que tem vocação para a preservação, ecoturismo e fins científicos, que foi solicitada por iniciativa popular ficar sem uma proteção mais restritiva, como um Parque Natural.
   Agradeço, desde já a atenção e qualquer ajuda possível.
   Obrigado.



“Preze o globo terrestre, pois não o herdamos de nossos pais, mas sim, o tomamos emprestado de nossos filhos.” Provérbio Queniano
Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE

 
 
Carlos Aguiar,
 
21 7857-2787 ID 83*85884.
 
Conhecimento é a única virtude e ignorância é o único vício!!!