Eduardo Bueno


http://www.empresalimpa.org.br/Arquivos/foto%20Eduardo%20Bueno.jpg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eduardo Bueno, conhecido como Peninha (Porto Alegre, 30 de maio de 1958), é um jornalista, escritor e tradutor brasileiro.

Iniciou a sua vida profissional aos dezessete anos, como repórter do jornal gaúcho Zero Hora, onde ganhou o apelido de Peninha, o repórter homônimo do jornal A Patada, dos quadrinhos da Disney. Atuou como editor, roteirista, tradutor, e trabalhou em diversos veículos de comunicação.

Ficou conhecido por traduzir On the Road, de Jack Kerouac, um clássico da cultura beatnik da década de 1950, que publicou em português como Pé na estrada. À época (sua tradução é da década de 1980), não apenas aderiu ao movimento, como também se tornou um de seus maiores divulgadores no país.

Aproveitando o contexto de preparação das comemorações pelos 500 anos do descobrimento do Brasil, fechou contrato com a Editora Objetiva para a redação de cinco livros sobre História do Brasil voltada para leigos, a Coleção Terra Brasilis:

  1. A viagem do descobrimento (1998);
  2. Náufragos, traficantes e degredados (1998)
  3. Capitães do Brasil (1999)
  4. A Coroa, a cruz e a espada (2006)
  5. A França Antártica (previsto para 2007)

Apenas a vendagem dos três primeiros títulos alcançou 500 mil exemplares até 2006. Nesse período, o autor lançou outras doze obras de cunho histórico, entre as quais sobre a Caixa Econômica Federal, a ANVISA, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, a Avenida Central e os Mamonas Assassinas, além de ter participado de um projeto sobre a biografia de Bob Dylan.

Embora as suas obras sejam utilizadas no cotidiano das salas de aula brasileiras, e Bueno seja, por vezes, confundido com um historiador, a sua formação acadêmica e experiência profissional são na área de jornalismo, o que lhe rende críticas por parte de alguns historiadores. O seu sucesso como escritor, entretanto, é inquestionável.

O autor considera ainda que há espaço para outras obras, e afirma ter desejo de escrever ainda sobre o período pré-Cabralino, sobre as bandeiras e sobre o Brasil Holandês (in: MIRANDA, André. Depois de sete anos, sai o novo Terra Brasilis. Rio de Janeiro: O Globo. Segundo Caderno, 3 de novembro de 2006. p. 4.).´

Eduardo Bueno é torcedor fanático do Grêmio, e é conhecido por ser defensor do chamado "futebol força".