Janis Joplin teve uma carreira muito intensa e rápida, interrompida por sua morte prematura aos 27 anos conseqüência de uma overdose de heroína. Nascida no estado do Texas em janeiro de 1943, cresceu ouvindo Bessie Smith e Leadbelly e começou a cantar country e blues na década de 60.

Foi por volta de 1966 que acabou se tornando a vocalista de uma banda chamada Big Brother and the Holding Company, sua formação era Sam Andrew e James Gurley comandando as guitarras, Pete Albin no baixo e David Getz na bateria.

No festival de Monterrey de 1967 Janis Joplin contagiou a platéia, principalmente por sua versão de “Summer Time”.

Janis Joplin iniciou sua carreira solo em 1969. A rapidez com que ficou famosa talvez tenha sido um tanto violenta para uma personalidade tão instável. Janis passava da euforia ao desespero, bebia demais e usava heroína.

Em 1970 veio o “Pearl” (seu apelido entre os amigos). Dias depois das gravações, Janis foi encontrada morta, num quarto de hotel em Hollywood. Pearl saiu com duas faixas a menos que o previsto, foram lançados vários álbuns póstumos (coletâneas) e em 1973 foi gravado um documentário, intitulado simplesmente Janis.

Em 2003, ano em que Janis Joplin completaria 60 anos, chega às lojas a coletânea “Essential Janis Joplin” e estréia o musical “Love, Janis”, supervisionado pela irmã Laura Joplin.

Um filme sobre a trajetória da cantora começou a ser rodado em 2005 e deve contar com a participação da atriz Reneé Zellweger no papel principal. O longa, intitulado “Piece Of My Heart”, contará a trajetória musical de Janis Joplin.